Por que fazer o controle de horas trabalhadas?

Por que fazer o controle de horas trabalhadas?

Fazer o controle de horas, além de uma obrigação legal, é uma forma da empresa mensurar a produtividade dos colaboradores, e também analisar o sistema de trabalho e sua operacionalidade. Um gestor que consegue ter o controle de horas trabalhadas certamente terá uma gestão mais eficaz e construtiva. 


 


Controle de horas garante adequação à legislação


 


O controle de horas é um dos itens presentes na Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT. Ou seja, é de extrema importância manter e acompanhar o período trabalhado para manter a segurança jurídica do empregador e do funcionário. E para as empresas que possuem mais de 10 funcionários, a lei exige o controle de ponto, podendo este ser manual, mecânico ou eletrônico. Mas, embora seja obrigatório apenas para estes casos, o controle em qualquer relação de trabalho, é essencial. 


 


A dica para que esse controle de horas seja mais eficiente e seguro, é não tentar economizar com controles manuais, que podem levar a erros e falhas. O uso de sistemas de controle de ponto eletrônico é muito mais eficiente, seguro e rápido. 


 


Controle de horas aumenta a produtividade


Para trabalhar bem, o colaborador não deve estar sobrecarregado, com excesso de trabalho, e nem ocioso demais. Por isso o controle de horas é muito importante para um bom gerenciamento da jornada, e consequentemente para garantir a produtividade dos seus funcionários.  Ao conseguir planejar e controlar o rendimento de trabalhador, o gestor consegue definir um prazo ideal para a conclusão das atividades. Já o colaborador fica ciente das suas demandas, e do tempo final delas, evitando assim perder tempo em outras tarefas.


 


Controle de horas melhora a organização do fluxo de trabalho


O controle de horas ainda é uma ferramenta importante para o planejamento, execução e acompanhamento dos funcionários e suas tarefas. Ao conhecer a jornada de trabalho, ainda será  possível aproveitar melhor a capacidade produtiva de cada um. Além de manter uma organização do fluxo de trabalho, o que também contribui para um ambiente mais produtivo, ficará mais fácil direcionar certas atividades prioritárias para aqueles com maior capacidade, tempo e agilidade.


 


Controle de horas possibilita o cálculo de horas extra


Algumas empresas demandam sim que alguns colaboradores passem alguns períodos com uma carga maior de trabalho. Neste casos, nada mais justo e legal do que efetuar o pagamento de horas extras e ou disponibilizar folgas, de acordo com aquilo que foi previamente combinado. Em ambos os casos, somente com o controle de horas é possível saber os dias e ou valores devidos. 


 


Um bom exemplo de tecnologia fácil e prática para o controle de horas, é a Calculadora de Horas Sisponto. Além de agilizar o trabalho permitindo um cálculo rápido e preciso, é disponível para Android no PlayStore de forma gratuita.


 


Para outras dicas e conteúdos, siga nosso Facebook e Instagram.


  


 


Publicado em 13/08/2019

Matriz Boa Esperança

Av. Marechal Floriano Peixoto, 325 - 2º Piso - Centro
Boa Esperança - Minas Gerais - 37170-000
(35) 3851-0400
Como Chegar

Filial Belo Horizonte

Rua Aquidaban, 32 - Padre Eustáquio
Belo Horizonte - Minas Gerais - 30720-420
(31) 2531-7751
Como Chegar

Reconhecimento

Empresa TOP 5 na Categoria Controle de Frequência (2007, 2009, 2011-2015)ASSESPRO - Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da InformaçãoEmpresa Vencedora do Prêmio MPE BRASIL Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas EmpresasEmpresa vencedora do Prêmio Fornecedores de Confiança Indicador de CredibilidadeEntre as 100 melhores empresas - Melhores Fornecedores para RH (2015)