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Blog SISPONTO

24 de novembro de 2021

Qual a importância de fazer o registro de ponto?



A gestão de negócios envolve o controle de diversos aspectos da empresa, desde as questões financeiras até a organização de estoque. Neste cenário, a administração da rotina de trabalho e do registro de ponto também são essenciais. 

 

Afinal, o controle de ponto é tão importante para garantir que os colaboradores estejam entrando e saindo dentro do horário combinado, como também uma forma de proteção legal das instituições comerciais. 

 

Isso porque, a legislação trabalhista atual determina que todas as empresas que possuam mais de 20 empregados registrados, precisam obrigatoriamente de um sistema de verificação de ponto. 

 

Desta forma, é muito mais fácil verificar o cumprimento dos limites de horas de trabalho para cada colaborador ou funcionário da sua empresa. 

 

No entanto, o uso desse sistema de monitoramento também é bastante recomendado inclusive para as organizações que ainda não possuem a quantidade mínima exigida pelo governo. 

 

Visto que, desta forma, os gestores podem calcular o pagamento exatamente de acordo com o período trabalhado. 


Quais são os tipos de registro de ponto? 


Os sistemas de registro de ponto servem para protocolar todas as entradas e saídas dos funcionários da empresa, controlando assim a jornada de trabalho e a duração das pausas. 

 

Isso pode ser feito de diversas formas, desde o uso de uma metodologia manual até o uso de ferramentas digitais. 

 

Entre os tipos de registros de ponto mais utilizados pelos negócios dos mais variados segmentos e tamanhos, temos: 


1.Manual 


O registro manual de horários é ainda a forma mais utilizada para o controle da jornada de trabalho, nas instituições de menores portes ou que possuem um orçamento mais limitado. 

Aqui, é bastante utilizado um livro, um cartão ponto ou um documento em tabela, que informa o horário da entrada, saída e os intervalos realizados. Deste modo, cada um dos colaboradores deve assinar esse registro diariamente. 

 

As maiores vantagens desta opção é o baixo custo e a comprovação documental desse controle. 

 

No entanto, essa é uma das formas mais complexas de fazer o cálculo no fim de cada mês, a atualização ou correção de falhas, bem como, de realizar o arquivamento desses dados. 


2.Mecânico

 

O ponto cartográfico é uma das metodologias mais antigas – sendo datada do início do século XX – e uma das mais populares, mas é também a que transmite maior segurança para as empresas, uma vez que não permite modificações ou rasuras. 

 

Este modelo de marcação consiste na impressão mecanizada dos horários cumpridos pelo funcionário, em um cartão de ponto. Por isso, esse registro é feito em tempo real e deve ser seguido muito bem por todos os colaboradores, diariamente. 

 

Uma desvantagem proporcionada é que, ainda que o registro seja mecanizado, a contagem das horas trabalhadas ainda é feita manualmente, então é possível que haja falhas no processo de cálculo, o que exige muitas horas de trabalho do setor de Recursos Humanos. 


3.Eletrônico 


Existem dois tipos de pontos eletrônicos, o relógio eletrônico e o ponto biométrico. O relógio eletrônico também consiste em uma única máquina que permite que os colaboradores registrem os seus horários de partida e chegada. 

 

Entretanto, nestes casos, as empresas precisam utilizar um sistema de armazenamento de dados em nuvem – assim como vários sistemas de máquininha de cartão de crédito.

 

O que acaba permitindo que os funcionários não precisem acumular papéis ou recibos com as informações da jornada de trabalho. 

 

Por sua vez, o ponto biométrico tem uma funcionalidade bastante similar com a anterior, mas é feito por meio do registro da impressão digital de cada indivíduo. 

 

Ambos são bastante práticos, permitem a contagem eletrônica dos horários e ainda funcionam de forma a evitar as fraudes. 


4.Digital 


Os pontos online ou digitais são uma das opções mais modernas que existem no mercado, sendo completamente seguros e fáceis de usar. Através do uso de algum computador, tablet ou celular os funcionários podem efetuar as marcações de ponto e receber notificações caso esqueçam. 

 

Neste tipo de plataforma a gerência e o setor de RH também tem acesso: 

 

  • Gerenciador de tarefas; 
  • Integração com GPS; 
  • Opção de exigir uma foto junto ao registro; 
  • Gestão de horas extras; 
  • Ajuste no ponto em tempo real, entre outros. 

 

No entanto, o Ministério do Trabalho também exige a emissão de comprovante para os funcionários, que o sistema não seja capaz alterar nenhuma entrada, que não haja marcações automáticas e que o aparelho tenha o controle de ponto como única finalidade. 


Importância de registrar os pontos na sua empresa 


Uma das maiores motivações das ações trabalhistas está relacionada com a jornada de trabalho e o controle de ponto. 

 

Nestas ocasiões, a instituição comercial precisa apresentar provas dos registros e de que todos os pagamentos foram feitos de acordo com as horas pagas. 

 

Assim, uma das principais vantagens de manter essa coordenação dos pontos – mesmo nas micro e pequenas empresas – é ter a segurança em casos de ex-funcionários entrarem com algum processo. 

 

Além disso, o uso desses recursos permite uma otimização maior da folha de pagamento, garantindo um acompanhamento constante das justificativas, férias, horas-extras, entre outros. 

 

As informações colhidas pelos softwares de ponto eletrônico também podem ser integradas – assim como os dados obtidos pela máquina de cartão de crédito – a outros sistemas de gestão de negócio, como o ERP. 

 

Assim, os gestores têm um controle mais abrangente sobre as mais diversas informações corporativas, construindo uma visão mais abrangente do negócio e elaborando planejamento mais assertivos e precisos. 

 

Isso tudo auxilia na segurança, na redução de custos, na otimização de tempo, no controle do desempenho, entre vários outros aspectos. 


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.


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