Blog SISPONTO

24 de novembro de 2021
Pessoas em um sala de reunião discutindo, uma escreve no quadro

Saiba como a tecnologia tem impactado a rotina de trabalho


O avanço da tecnologia tem permitido a criação de aplicativos e ferramentas que podem ser introduzidos no dia a dia das pessoas, facilitando a execução de inúmeras tarefas e tornando as rotinas mais eficientes e produtivas. 

 

Com o mercado de trabalho não é diferente. O uso de equipamentos digitais na rotina comercial tem permitido um desenvolvimento na gestão, auxiliando os administradores na superação de desafios e na construção de uma liderança efetiva das equipes. 

 

Por esse motivo, a introdução de ferramentas tecnológicas tem deixado de ser uma exclusividade de instituições renomadas e se tornado uma obrigatoriedade para o desenvolvimento e crescimento dos mais variados tipos de negócios. 


O impacto da tecnologia nos resultados de uma empresa 


A digitalização das vendas e a construção do relacionamento virtual com os clientes, fez com que o fluxo de informações obtidas pelas instituições comerciais sofresse um aumento importante nos últimos anos. 

 

Assim, a utilização de ferramentas digitais têm permitido uma gestão mais aprimorada desses dados, bem como, uma troca de informações mais facilitada que otimiza as ações internas, a produtividade e a efetuação de novas vendas. 

 

Além disso, a adoção de softwares de gestão auxilia na coordenação simultânea das ações de variados setores da companhia, aprimorando a organização, viabilizando um planejamento mais preciso e permitindo a construção de metas e objetivos mais assertivos. 

Deste modo, a tecnologia pode otimizar a: 

 

  • Delegação de tarefas; 
  • Redução do retrabalho; 
  • Administração de tempo; 
  • Controle da produtividade; 
  • Organização dos recursos financeiros, entre outros. 

 

Por isso, o investimento na modernização dos processos operacionais e no gerenciamento de negócio é capaz de impactar positivamente nos resultados da empresa e na lucratividade da instituição, tornando o negócio mais próspero e estável perante o mercado. 


Ferramentas digitais mais utilizadas em ambientes corporativos 


Uma empresa que se mantém atualizada sobre as tecnologias disponíveis para o seu ramo de atuação, possui uma vantagem competitiva muito importante em relação à concorrência. 

 

Por esta razão muitos empresários investem fortemente na qualificação dos processos e dos gestores. 

 

O principal objetivo desses esforços é tornar toda a rotina mais eficiente e rentável. Assim, a utilização de ferramentas digitais e a modernização das ações gerenciais se torna uma constante em companhias de diversos setores e tamanhos. 

 

Entre as tecnologias mais recorridas no mercado de trabalho, as que mais promovem o desenvolvimento na produtividade e na conversão de leads são: 


1.Softwares de gestão de relacionamento 


Visando o controle de leads, o crescimento das vendas e o aumento do índice de fidelização dos consumidores, a gestão de uma empresa pode precisar muito da ajuda de aplicativos e ferramentas que viabilizam a construção e manutenção de um funil de vendas. 

 

Esse modelo estratégico é, por sua vez, uma técnica de marketing que organiza por etapas visuais todo o processo de compra seguido pelo cliente ideal. 

 

Assim, é possível acompanhar as ações desses clientes, atuando de forma mais assertiva e aumentando a probabilidade de conversão. 

 

Para isso, o uso do crm – Gestão de Relacionamento com o Cliente – permite o gerenciamento e análise de todas as interações que os público consumidor tem com a sua empresa, prevendo as necessidades do mercado e personalizando o atendimento. 


2. Plataformas de planejamento de recursos 


Os aplicativos de ERP, também conhecidos como Planejamento dos Recursos da Empresa, são sistemas gerenciais que visam agilizar os processos internos e automatizar tarefas manuais, melhorando o fluxo de trabalho e alinhando a comunicação entre diversos setores.

 

Assim, este é um recurso muito semelhante às ferramentas de gestão de relacionamento que já estão presentes no mercado há bastante tempo. 

 

No entanto, enquanto o uso do comercial crm é focado na construção e melhora da comunicação com os clientes e na conversão de leads, o ERP visa a otimização operacional do negócio. 

 

Ele é capaz de proporcionar um aperfeiçoamento da eficiência dos processos, o aumento na produtividade dos funcionários de diversos setores e uma redução expressiva dos custos de produção, sendo um auxílio importante para a gestão de negócios. 


3.Armazenamento em nuvem 


O armazenamento em nuvem consiste no depósito dos dados e documentos da empresa, em um HD externo aos computadores da instituição. 

 

Assim, os softwares do serviço de nuvem irão conectar o computador pessoal com data centers extremamente seguros, de forma completamente virtual. 

 

Esta é uma tecnologia amplamente integrada ao nosso dia a dia, através de aplicativos como o Google Drive ou os softwares de crm online free

 

Ela é vantajosa por dar mais segurança no salvamento de arquivos e por facilitar o acesso por meio de celulares, computadores ou tablets. 


4.Plataformas de reunião online 


O período pandêmico deu bastante ênfase na importância das plataformas e aplicativos que viabilizam a realização de reuniões virtuais. 

 

Esses dispositivos são bastante simples e eficientes, permitindo uma economia de tempo e dinheiro bastante relevante para as instituições. 

 

Atualmente existem inúmeras ferramentas de videoconferências que podem ser instaladas nos computadores e celulares, ou ainda, acessados de forma completamente digital. Isso possibilita uma comunicação interna mais otimizada e reduz muito os erros operacionais. 


5.Aplicativos de gerenciamento de atividades 


Ao contrário das plataformas de crm gratis ou de ERP, os aplicativos de gerenciamento são mais utilizados para a organização dos projetos cotidianos e para o planejamento de atividades em grupo, evidenciando o deadline e mantendo a equipe em sincronia. 

 

Entre os dispositivos mais acessados, o Evernote e o Trello são os dois dos organizadores mais eficientes e usufruídos pelas empresas brasileiras. 

 

Afinal, eles viabilizam a gestão de atividades, o controle do tempo gasto em cada uma das ações, a criação de lembretes, entre outros. 


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.


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