Televendas: 0800-333-7330
Ouviu falar em tecnologia NFC, mas ficou com dúvidas? Responsável por transmitir dados entre dispositivos próximos, este é um recurso tecnológico de conexão sem fio.
Atualmente, ele é muito utilizado em controle de acesso, smartphones, smartwatches, máquinas de cartão, fechaduras digitais, cartões de transporte e mais.
Um dos aspectos mais revolucionários da tecnologia NFC é o fato de que ela permite a troca de informações sem contato físico. É só aproximar o dispositivo do leitor NFC para a mágica acontecer, simples assim.
Sem a menor sombra de dúvida, este recurso tecnológico aponta para o futuro da segurança, visto que ele está cada vez mais popular, proporcionando mais conveniência aos usuários.
Quer saber tudo sobre como funciona a tecnologia NFC, como ela é utilizada no registro de ponto e se é segura? Fique conosco até o final e aproveite a leitura!
Através de ondas de rádio de curto alcance, a Near Field Communication (NFC), ou comunicação de campo próximo, possibilita a transmissão de informações entre dois dispositivos sem utilizar qualquer tipo de fio.
Dito isso, é indispensável que os dispositivos estejam a menos de 10 centímetros um do outro para a conexão acontecer.
Resumidamente, o funcionamento deste tipo de tecnologia está baseado em dois dispositivos: os ativos e os passivos.
O primeiro é responsável por enviar e receber dados e possui uma fonte de alimentação própria, como é o caso de smartphones, máquinas de cartão e smartwatches.
Do outro lado, temos um dispositivo que não conta com uma fonte de energia própria, mas possui um chip que pode transmitir dados para um dispositivo com NFC ativo.
Este recurso tecnológico pode ser utilizado nas mais diversas situações, como no registro de ponto e no controle de acesso.
Os nossos softwares e aplicativos para mobile oferecem aos colaboradores a possibilidade de registrarem o seu ponto por meio da tecnologia NFC. Trata-se de uma forma simples, rápida e direta de registrar tanto a sua entrada quanto a sua saída.
Ao utilizar soluções compatíveis com a tecnologia NFC, os usuários conseguem acessar áreas restritas de um jeito eficiente através de seus smartphones, crachás, cartões ou pulseiras.
Quando escritórios ou prédios comerciais possuem este recurso tecnológico em seu software de controle de acesso, os funcionários podem simplesmente aproximar os seus crachás e ganhar acesso.
Dessa forma, é eliminada a necessidade de chaves físicas ou senhas de acesso, o que também aumenta a segurança do local, já que os crachás podem ser cancelados com facilidade se forem perdidos ou roubados.
Pelo fato deste recurso tecnológico funcionar apenas entre dois positivos e em curtas distâncias, a possibilidade de ocorrer um infortúnio é pequena. Sendo assim, podemos considerar o NFC seguro.
Geralmente, este sistema também conta com criptografia para aumentar a proteção dos dados transmitidos e armazenados, a fim de evitar a intercepção por outras pessoas.
Contudo, cuidado nunca é demais. Por isso, em relação aos pagamentos por contactless, vale a pena ficar atento para que não tenha nenhum problema.
Embora a tecnologia NFC tenha ganhado força apenas nos últimos anos, sobretudo, na pandemia, ela foi criada em 2003 pela Sony e Philips.
Já a sua padronização ocorreu em 2004, quando Nokia, Sony e Philips se uniram para formar o NFC Forum.
Desde então, este recurso tecnológico começou a crescer e a revolucionar nossa maneira de nos relacionarmos com o mundo.
Como o NFC opera por meio de ondas de rádio de curto alcance, existem diversas aplicações que dispensam o acesso à internet, como fechaduras digitais, compartilhamento de arquivos, cartões de visita online e mais.
Isso significa que mesmo em áreas onde não há cobertura de 3G/4G/5G ou Wi-Fi, ele pode continuar funcionando se os dispositivos estiverem fisicamente próximos uns dos outros.
Mas, como toda regra tem sua exceção, pode ser necessário que pelo menos um dos dispositivos envolvidos esteja conectado à internet para realizar determinadas operações, como pagamentos.
Enquanto a tecnologia NFC é uma comunicação sem fio que suporta poucos centímetros de distância e tem uma frequência base de 13,56 MHz, o Bluetooth é um protocolo de comunicação que opera na frequência de 2,4 GHz, sendo capaz de suportar até 10 metros de distância entre os dispositivos.
O que acha de aprofundar os seus conhecimentos e ler outros conteúdos completos?
Navegue pelo nosso blog agora mesmo!
Posts Relacionados >>>>>>