Blog SISPONTO

27 de maio de 2021

Trabalho remoto: saiba como administrar com eficiência na sua empresa 



O trabalho remoto vem surgindo como uma tendência que promete aumentar a produtividade, e também otimizar a administração dos negócios. O chamado home office já é uma modalidade de trabalho bem conhecida e comum em várias áreas. A possibilidade de cumprir as tarefas fora do ambiente do escritório, quando bem gerida, pode trazer benefícios. Para que sua empresa também possa contar com funcionários em trabalho remoto, veja as dicas abaixo. 


Estabeleça metas para o trabalho remoto


Um dos grandes benefícios do trabalho remoto, é que  nesse modelo pode ser possível aumentar a produtividade. Aqui o trabalho não deve mais ser definido por horas, e sim por objetivos. Ou seja, primeiro de tudo, é preciso estabelecer metas para cada funcionário. Para ter maior garantia de sucesso, é importante que desde as tarefas do dia até os grandes objetivos coletivos, sejam bem claros. 


Faça reuniões


Ainda que o contato não seja presencial, é preciso fazer reuniões para troca de informações e feedbacks. Esse alinhamento também pode ser remoto, por meio de opções online de comunicação. A periodicidade dessas reuniões, será de acordo com cada perfil de negócio, mas elas são muito importantes para que o trabalho remoto flua bem, e de acordo com o esperado.  


Escolha o perfil


É importante estar ciente, que nem todo funcionário tem perfil para o trabalho remoto. Nesse caso, a escolha de um perfil inadequado, talvez não traga a produtividade esperada. Pessoas que se distraem com facilidade ou têm problemas com disciplina, são mais difíceis para se adaptarem. Por isso analise bem, e em caso de dúvidas, faça testes e verifique qual ou quais tiveram melhor adaptação.  


Tenha apoio tecnológico


Para facilitar a gestão do trabalho remoto, além das metas e perfis adequados, há no mercado, dispositivos, sistemas e softwares tecnológicos capazes de auxiliar o gestor e os funcionários que estão fora do ambiente da empresa.


Um bom exemplo, é o Sisponto Mobile. É um aplicativo que permite acompanhar os registros e cálculos, como, por exemplo, horas extras, faltas e banco de horas. Com a opção remota, ele permite o registro de ponto, de qualquer lugar, e ainda solicitações de inclusão de ponto e justificativa de falta, por meio de fotos. Ainda é possível acompanhar a geolocalização do funcionário, sendo ideal para quem trabalho em campo e tem rotas e ou meta de distâncias a percorrer.  


E então? Sua empresa já está com trabalho remoto, ou pensando em implementar? Se precisar de ajuda com a gestão dos funcionários, entre em contato com a gente.

Posts Relacionados >>>>>>

adicional de periculosidade
Por Comunicação Sisponto 25 de julho de 2025
O adicional de periculosidade é um valor devido ao empregado exposto a riscos que podem causar danos graves ou fatais no trabalho.
calcular hora extra
Por Comunicação Sisponto 21 de julho de 2025
A precisão ao calcular hora extra é mais que uma tarefa de rotina: é um pilar de segurança jurídica e gestão financeira. Saiba como evitar erros.
escala 12x36
Por Comunicação Sisponto 15 de julho de 2025
A escala 12x36 é um dos regimes de trabalho mais adotados em setores que não podem parar. Saiba como funciona na prática e como calcular as horas corretas.