Televendas: 0800-333-7330
Nunca foi segredo que fazer uma boa organização do salário, além de um orçamento pessoal efetivo, é essencial para viver com segurança. Após o início da pandemia vimos que isso se tornou ainda mais importante, dado que muitos brasileiros se endividaram por diferentes motivos.
Uma pesquisa realizada pela ANBIMA em 2019 mostrou que 62% da população brasileira não conseguiu guardar dinheiro, entrando em 2020 sem nenhuma reserva.
Você conseguirá atingir suas metas apenas com disciplina. Não é fácil, apesar de ser simples, porém, cada dia é um dia, então não se cobre se no começo não sair como planejado. Gradualmente você vai entendendo como o dinheiro funciona, adaptando-o ao seu estilo de vida.
Com um bom planejamento e organização financeira você saberá exatamente para onde está indo seu dinheiro, podendo remanejar os gastos para o próximo mês e bolando novas metas.
Continue o texto e entenda como essa organização funciona e como aplicá-la ao seu dia a dia.
Como dito no início, organizar-se financeiramente é o primeiro passo para começar a planejar suas metas e compreender como o seu dinheiro funciona – não basta saber quanto você ganha e gasta no final do mês!
Seu orçamento não é composto apenas pelos gastos presentes, mas também pelas projeções futuras. A seguir veja as vantagens do planejamento efetivo.
Você deve ter compreendido que a boa gestão financeira faz toda a diferença, mas quais as verdadeiras vantagens? Confira:
Já falamos bastante sobre orçamento pessoal, mas afinal, o que quer dizer isso? Ele nada mais é que uma ferramenta de planejamento financeiro, tendo o objetivo de prever seus gastos, deixando as finanças organizadas. É como uma garantia de que você não gastará mais do que ganha.
Para se organizar precisará, antes de tudo, educar-se. Como não é comum as escolas darem esse conteúdo, você precisará aprender por si só. É claro que não aprenderá tudo da noite para o dia, mas poderá, gradualmente, habituar-se aos termos.
Sabia que 48% dos brasileiros não controlam o próprio orçamento? Diz a pesquisa feita pelo SPC em 2020. Desses, 25% confiam apenas na memória para anotar despesas! Não acredite nisso, é preciso ter tudo anotado, seja no bloco de notas, algum aplicativo ou planilha. A partir daí você já estará meio caminho andado.
Atualmente, como anda a sua situação financeira? Antes de começar seu planejamento é preciso ver o momento presente. O quanto tem ganhado e gastado? Está com dívidas? Tem o costume de tomar um café diário na padaria? Anote tudo.
Primeiramente, livre-se de todas as suas dívidas. Está com o nome sujo? Organize-se para limpá-lo antes de começar os investimentos que almeja, afinal, não adianta começar a poupar se tem dezenas de dívidas, né?
Está pesado para quitar os débitos de uma vez só? Fique de olho nos feirões de renegociação, por ele poderá conseguir oportunidades excelentes.
Organizou todos os dados? Então chegou o momento de refletir sobre eles. O que você recebe é suficiente para cobrir todas as suas despesas? Se for insuficiente então será preciso estudar opções para solucionar esse problema. Talvez possa fazer algum trabalho extra ou diminuir algum gasto específico,
Para se organizar com facilidade é preciso registrar todos os gastos. E por onde? Pode ser no bloco de notas do celular, em algum app específico para isso ou na boa e velha planilha, que não tem erro! Para facilitar sua organização, preparamos uma planilha completa neste link.
Um jeito fácil e prático de se organizar é por meio da regra 50/30/20. E como funciona? Você dividirá suas despesas em três categorias:
Esse meio é simples, eficiente e prático de se organizar e monitorar, fazendo possíveis ajustes quando for preciso.
Obviamente você possui metas e objetivos futuros, seja fazer uma grande viagem, casar-se ou comprar um carro, por exemplo. E para isso será preciso o quê? Isso mesmo, planejamento financeiro!
Após identificar seus gastos supérfluos, fazendo cortes necessários, será o momento de refletir sobre suas intenções futuras. Calcule quanto sobrará no fim do mês e distribua entre as metas que deseja, avaliando o tempo que precisará para isso.
Deseja aprofundar mais sobre o tema e saber, sem erros, como investir e se organizar financeiramente? Confira todos os detalhes no nosso site e se torne um expert.
Caso não goste tanto de planilhas ou se sinta desorganizado, os seguintes aplicativos estão entre os mais usados – e podem te ajudar nessa jornada:
Posts Relacionados >>>>>>