Blog Layout

Blog SISPONTO

mar. 27, 2023

Controladores de acesso: veja as principais funções e como fazer



Vista de um estacionamento de carros vazio

Os controladores de acesso podem ser tanto profissionais especializados para essa função, como tecnologias de suporte que ajudam a filtrar as pessoas e restringir o acesso a determinadas áreas.


Essas tecnologias são muito úteis em diversos locais como empresas, clubes, escolas, faculdades, setores públicos, entre outros.


Tem dúvidas em quais os melhores controladores de acesso para suas necessidades? Siga lendo nosso conteúdo e entenda melhor!




O que é um controlador de acesso?


O principal objetivo do uso de um controlador de acesso é evitar que indivíduos não autorizados acessem áreas restritas, mantendo-as seguras e privativas.


Apesar disso, essas tecnologias podem ser usadas para outras funções, como para controlar quem entra e sai de um espaço, o horário de acesso, o número de pessoas que transitam pelo local, entre outros.


Além de pessoas, as tecnologias de controle de acesso podem ajudar na entrada e saída de veículos, movimentação de cargas (liberando a entrada e saída de caminhões, por exemplo), tarifas em estacionamentos privados e assim por diante.


Existem muitas tecnologias que podem ser usadas para isso, e vamos explicar em detalhes mais abaixo.




Controladores de acesso e portaria: como funcionam?


A portaria é um local físico que também serve para barrar e controlar a entrada de pessoas em determinadas áreas. 


A figura do porteiro já é muito conhecida e ele também pode fazer um controle de acesso, apenas liberando a entrada ou saída para pessoas cadastradas e autorizadas, por exemplo, os moradores de um condomínio.


A tecnologia veio para auxiliar nesse trabalho. Com ela, é possível tornar mais fácil e seguro este controle, além de ter informações precisas sobre as pessoas que transitaram por determinado espaço ou dentro de certo período.


Você pode contar com porteiros e também com tecnologias de controle de acesso, oferecendo uma dose extra de segurança para seus ambientes e também otimizando a função desses profissionais.




Quais as tecnologias usadas no controle de acesso? 


Existem muitas tecnologias usadas nos controladores de acesso. Tudo dependerá das suas necessidades. Conheça algumas soluções e descubra qual é ideal para seu negócio ou condomínio.


Biometria


A biometria é uma das tecnologias mais usadas nos controladores de acesso modernos. Afinal, ela é eficiente e altamente segura.


Funciona via escaneamento de impressão digital, leitura de retina, reconhecimento de voz ou reconhecimento facial.


É muito segura porque se baseia nas características únicas de cada pessoa. E, assim, praticamente inviabiliza as chances de fraudes.



Catraca eletrônica


Na catraca eletrônica, os usuários aproximam um cartão ou fazem a leitura da biometria e o equipamento libera ou não a entrada ou saída dos indivíduos.


A informação coletada é enviada ao controlador de acesso e ficará gravada no software para possível análise posterior.


É um método indicado especialmente para locais com grande fluxo de pessoas, como terminais de metrô, entrada e saída de empresas, clubes, agremiações, etc.



Código de acesso


Neste caso, cada indivíduo autorizado receberá uma senha que deverá digitar para acessar o lugar seguro.


É uma opção com custo menor, porém não tão segura, já que a senha pode ser repassada a outras pessoas. E, ainda, existe o risco de esquecimento e necessidade de fazer um novo cadastro.


É possível, neste caso, combinar duas ou mais tecnologias, como a leitura de cartão e senha.


Acesso de veículos


Além de fazer o controle de indivíduos, as tecnologias também podem ser usadas para controlar a entrada e saída de veículos em determinados locais, como estacionamentos, entradas de condomínio, áreas VIP tarifadas etc.


Algumas das possibilidades neste sentido são:


  • cancela eletrônica para estacionamentos e condomínios, que pode ser facilmente programável para suas necessidades;


  • tarifador para estacionamento privado, com sistema de interfone (áudio e vídeo) e emissão de ticket;


  • Totem de acesso para controle de entrada em condomínios, por meio de senhas, reconhecimento biométrico ou uso de cartões e TAGS.



Softwares de controle de acesso


Além dos equipamentos físicos de controle de acesso, também é possível investir em softwares que permitem o monitoramento em tempo real (online) da entrada e saída de moradores ou colaboradores.


Esses equipamentos permitem a comunicação direta e online com equipamentos como catracas, fechaduras biométricas, chancelas, portas etc.


Também permite coletar e analisar os dados de acesso, compreendendo os horários de pico, verificando brechas na segurança, entre outras questões.





Por que investir em controladores de acesso?


As tecnologias de controladores de acesso são muito úteis em diversas situações, trazendo benefícios como:


  • Redução de custos, mantendo a segurança do espaço 24 horas, sem ter a necessidade de contar com profissionais em todos os turnos;


  • Mais segurança, especialmente nos métodos biométricos, sendo praticamente impossível fraudá-los;


  • Mais controle e acesso a dados importantes, podendo avaliar as informações de acesso, com controle de data, hora e fotos de quem acessou o espaço, auxiliando, inclusive, o trabalho dos porteiros.


Para escolher o melhor controle de acesso para suas necessidades, verifique as funções e recursos oferecidos pela tecnologia, pense no grau de segurança indicado para o ambiente e também o quão fácil é adotar a solução na rotina dos colaboradores ou moradores, por exemplo.


Gostou de conhecer mais sobre os controladores de acesso? Entre em contato com a Sisponto e encontre a solução ideal para sua empresa ou condomínio!



Texto com escrito e um relógio de ponto de funcionários na cor preta em destauque
Um homem passando o cartão eletronico em um catraca para ter acesso

Guias do blog

pessoa segurando um celular com suas mãos, portaria 373 excrito no canto superior esquerdo
Por Letícia 23 ago., 2021
Toda empresa que possui mais de 10 funcionários tem a obrigação de controlar a jornada de trabalho de seus colaboradores. A portaria 373 do MTE surgiu como uma alternativa para regular e facilitar esse monitoramento possibilitando a utilização dos sistemas alternativos para o controle de ponto.
O que Regitradir do Ponto Eletrônico
Por Letícia 19 jul., 2021
O Ministério do Trabalho é bem claro quanto à utilização do comprovante de marcação de ponto em um REP. Saiba para que serve o ticket de REP.
Imagem com semário marcando verde autorizando  a passagem de pessoas.
Por Thiago Vieira 06 jul., 2021
Hoje, é fundamental monitorar a entrada e saída de pessoas e veículos dos ambientes, pois é preciso garantir a integridade do local, proteção dos bens e a segurança das informações.

Posts Relacionados >>>>>>

Gestão de RH
Por Comunicação Sisponto 09 mai., 2024
Descubra como otimizar a gestão de RH da sua empresa com 6 dicas essenciais para impulsionar o sucesso organizacional. Leia mais!
Por Comunicação Sisponto 03 mai., 2024
Descubra os benefícios do trabalho remoto para empresas! Da redução de custos à ampliação do acesso a talentos, explore como essa mudança impulsiona negócios.
Gerenciamento de Tempo
Por Comunicação Sisponto 02 mai., 2024
Descubra como ser mais produtivo no trabalho dominando o gerenciamento de tempo. Aprenda técnicas e ferramentas para otimizar seu dia a dia profissional!
Share by: