Blog SISPONTO
Relógio de ponto digital: como funciona e quais as vantagens no uso

O relógio de ponto digital é um aliado importante na hora de fazer o controle da jornada dos funcionários. Com ele, fica mais fácil controlar horas extras, turnos e muitos outros detalhes obrigatórios da gestão de pessoas.
A digitalização do processo traz mais confiança para todas as partes envolvidas e agilidade para o RH. Mas você sabe como funciona e por que usar esse equipamento? Siga conosco!
O que é o relógio de ponto digital?
O relógio de ponto digital é um aparelho que permite controlar a frequência e os horários de trabalho dos colaboradores de uma empresa. Ele é capaz de armazenar os horários de entrada e saída, pausa para o almoço, horas extras, turnos etc.
Há vários tipos de relógios de ponto, que podem trabalhar de formas diferentes, como com o uso de cartões de ponto ou a partir da biometria, que são mais modernos e confiáveis.
O reconhecimento biométrico pode ser feito via reconhecimento facial, digital, entre outras tecnologias.
Como funciona o relógio de ponto digital?
O funcionamento de um relógio de ponto digital é simples. Apesar das diferentes tecnologias empregadas, a maioria é capaz de registrar o ponto e repassar esses dados para um software.
A forma como o ponto é registrado pode variar. Os modelos mais simples fazem esse registro por meio do cartão de ponto. Cada funcionário tem o seu cartão que deve ser aproximado do relógio na entrada e saída da empresa.
O relógio biométrico mais comum é o que utiliza a impressão digital. O funcionário posiciona o dedo no leitor óptico, o relógio faz a leitura da digital e compara com a amostra armazenada.
Existem versões ainda mais modernas que fazem o reconhecimento facial do funcionário, que se posiciona na frente do aparelho e tem sua imagem registrada e comparada com o banco de dados.
A empresa pode escolher a tecnologia que melhor se adeque às suas necessidades, número de funcionários e características de turnos, por exemplo.
Por que usar esse relógio de ponto?
O primeiro ponto que devemos destacar é que o controle de ponto é obrigatório para empresas com mais de 20 funcionários, de acordo com o artigo 74 da CLT. A lei estipula que esse controle pode ser feito por meio de registro manual, mecânico ou eletrônico.
Embora empresas menores não sejam obrigadas por lei a registrarem o ponto dos seus funcionários, a recomendação é que o façam, trazendo mais segurança para todos.
O uso do relógio de ponto digital é a maneira mais prática e simples de cumprir essa exigência legal, otimizando o tempo dos funcionários e do próprio RH.
É válido ainda destacarmos as resoluções da Portaria 671 (que está em vigor desde 2021).
Entre outros itens, ela enfatiza a obrigatoriedade do espelho de ponto contar com uma série de informações, como: resumo mensal das marcações, data de emissão do relatório de ponto, total de horas trabalhadas e de horas extras, entre outros.
Por isso, contar com um relógio de ponto digital aliado a um software de controle de ponto é indispensável para que as equipes de RH tenham mais dinamismo e eficiência no controle de ponto, evitando possíveis erros.
Vantagens
Entre as vantagens do relógio de ponto digital, podemos destacar:
- Garante que a empresa está cumprindo a lei;
- Oferece mais segurança aos funcionários;
- Otimiza o tempo do RH;
- Protege a empresa contra leis trabalhistas;
- Reduz os erros humanos e as fraudes;
- Oferece informações estratégicas para as equipes de RH;
- Melhora o controle da jornada de trabalho dos colaboradores;
- Oferece um pagamento de forma mais justa e responsável;
- Torna o RH mais estratégico.
Como escolher e quais características observar?
Já está convencido que o relógio de ponto digital é extremamente importante para qualquer empresa? Na hora de avaliar as diferentes opções, é muito importante escolher um equipamento de acordo com a legislação. Entre as características que o relógio de ponto deve ter estão:
- Não permitir alterações ou eliminação de dados registrados pelos funcionários;
- Não permitir a restrição de horário às marcações de pontos;
- Ter comprovante de registro de ponto;
- Impossibilitar a autorização prévia de marcação de sobrejornada;
- Permitir a pré-assinalação de período de repouso;
- Permitir a assinalação de ponto por exceção à jornada de trabalho regular;
- Liberar a identificação do empregado e do empregador;
- Possibilitar a extração de comprovante fiel a marcação de ponto pelo empregado.
Além desses itens obrigatórios, é importante que o relógio de ponto seja fácil de usar, ofereça segurança para os dados coletados e seja capaz de gerar diferentes tipos de relatórios, trazendo agilidade para as equipes de RH.
Tipos de relógio de ponto eletrônico
De acordo com a portaria 671, é possível usar 3 tipos distintos de relógio de ponto eletrônico. São eles:
- REP-C (Registrador de Ponto Eletrônico Convencional): equipamento para uso exclusivo do registro da jornada de trabalho. Deve estar sempre no local da prestação do serviço e disponível para a pronta extração e impressão de dados pelo Auditor-Fiscal do trabalho;
- REP-A (Registrador Eletrônico de Ponto Alternativo): conjunto de equipamentos e programas de computador que visam registrar a jornada de trabalho. Somente pode ser usado durante a vigência da convenção coletiva;
- REP-P (Registrador Eletrônico de Ponto via Programa): software destinado a rodar em servidor dedicado ou ambiente em nuvem que possui a função exclusiva de registrar o ponto.
Relógio de ponto Sisponto: conheça as opções e os diferenciais
Como você viu, o relógio de ponto digital é um equipamento praticamente indispensável para todas as empresas, ajudando a controlar a jornada de trabalho dos funcionários de maneira mais prática e transparente.
A Sisponto oferece soluções para o setor de Recursos Humanos desde 1995, com produtos de qualidade e tecnologia superior.
Algumas das opções da Sisponto são:
- Relógio de Ponto Cartográfico: opção para micro e pequenas empresas, de fácil uso e capaz de registrar o ponto mesmo na falta de energia;
- Relógio de Ponto Hexa Advanced: relógio eletrônico e biométrico para empresas de médio e grande porte, de qualquer segmento;
- Relógio de Ponto e-Advanced: relógio de ponto biométrico, compacto e econômico, indicado para pequenos negócios;
- Relógio de Ponto Prisma SF Advanced: relógio de ponto digital e biométrico para empresas de todos os portes;
- Relógio de Ponto com Reconhecimento Facial: com sistema de proteção contra fraudes e funcionamento via Wi-Fi ou 3G.
Além da instalação, a Sisponto oferece a solução completa, desde a forma de identificação até a coleta e tratamento do ponto com software e tecnologia da informação líder e pioneira na área de controle de ponto e controle de acesso.
Agora você já sabe tudo sobre o relógio de ponto digital? Entre em contato e saiba como a Sisponto pode ajudar o seu negócio!

Guias do blog
Posts Relacionados >>>>>>