Televendas: 0800-333-7330
Atualizado 10/04/2023
O
software de ponto eletrônico traz mais agilidade ao RH, ajudando no armazenamento e processamento das informações do controle de ponto.
Assim, há maior agilidade na hora de gerar a folha de ponto e de pagamento, com menos chances de erros que podem trazer problemas aos colaboradores e à empresa.
Entenda melhor como esses softwares funcionam e as vantagens que eles oferecem!
Em termos práticos, o software é uma coleção de dados ou instruções que informam a um mecanismo como trabalhar.
O software de ponto eletrônico é um programa que tem como objetivo registrar a entrada, saída e presença de colaboradores no seu local de trabalho, além do tempo em que ele permaneceu em suas funções.
Esse Software é capaz de capturar a batida de ponto em tempo real, armazenando essas informações de forma segura. Muitas dessas tecnologias ainda
permitem que o ponto seja tratado.
Isso significa que o RH consegue, por exemplo, corrigir erros na marcação do ponto e automatizar funções, como o cálculo de horas extras, falta dos colaboradores, geração da folha de ponto, entre outros.
Em geral, esses softwares trabalham em sintonia com o relógio de ponto eletrônico.
O software de ponto eletrônico funciona fazendo o registro do ponto, armazenando e disponibilizando essas informações e permitindo que o RH faça o tratamento de ponto.
O tratamento de ponto é uma das etapas mais desafiadoras para o RH, já que é preciso lidar com um grande volume de informações, gerenciando faltas, atrasos, horas extras, feriados, pontos facultativos e muitos outros.
Todos esses dados são de suma importância porque têm relação direta com a folha de pagamento e qualquer erro pode ser passível de penalidades perante a Justiça do Trabalho. Neste sentido, os softwares são habilitados, normalmente, para coletar e tratar os dados de forma fácil e transparente de modo a evitar qualquer manipulação ou fraude
São muitas as vantagens que o software de ponto eletrônico oferece, como:
A
gestão do ponto
é um dos trabalhos desenvolvidos pelo RH, o setor analisa e fiscaliza o cumprimento de jornada de trabalho conforme os contratos e acordos firmados. Além disso, os dados gerados apresentam variáveis importantes para o gerenciamento e controle do negócio, como a produtividade e frequência.
A apresentação dos resultados é feita através de relatórios completos, que podem ser adaptados e configurados conforme a demanda ou indicativo que deseja analisar. Este é um momento que demanda tempo e muita atenção, os dados são tratados e as variáveis como faltas, atrasos, horas extras são comparadas.
O software de ponto eletrônico é uma solução permitida por lei, porém é preciso seguir as regulamentações e portarias do Ministério do Trabalho, utilizando apenas tecnologias homologadas.
A portaria 671 é a mais importante nesse sentido e indica que os softwares de tratamento de ponto somente podem ser usados caso tenham Atestado Técnico e Termo de Responsabilidade emitido pelos fabricantes ou desenvolvedores.
Além disso, o tratamento de dados, de acordo com a portaria, apenas pode ser feito para acrescentar informações para complementar eventuais omissões no registro de ponto, incluindo ausências ou movimentações do banco de horas ou indicar marcações indevidas.
Independentemente do tipo de registro de ponto eletrônico usado, o software deve gerar o Arquivo Eletrônico de Jornada e o relatório de Espelho de Ponto. Outros detalhes técnicos podem ser conferidos diretamente na portaria.
Na hora de escolher o software de ponto eletrônico, é importante ficar de olho em alguns itens que fazem toda a diferença. Confira os principais:
A Sisponto oferece 3 diferentes softwares de ponto eletrônico:
Agora que você já sabe tudo sobre o software de ponto eletrônico,
entre em contato com os especialistas da Sisponto
e encontre a solução perfeita para a sua empresa!
Posts Relacionados >>>>>>