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7 de março de 2023

Gestão de ponto: o que é, como funciona e o que diz a CLT?


A gestão de ponto é indispensável na hora de controlar a jornada dos trabalhadores da empresa e, com isso, evitar problemas com a Justiça do Trabalho, além de garantir um ambiente mais tranquilo para seus colaboradores, com transparência nas relações trabalhistas.


Para o RH, fazer essa gestão também é muito importante. Afinal, a partir desses dados é possível ter insights sobre como anda a rotina e o engajamento das equipes, por exemplo, pensando em ações que ajudem a melhorar o clima organizacional e a produtividade.

Ficou interessado? Então confira as dicas que separamos e torne sua gestão de ponto mais eficiente!



O que é gestão de ponto?


A gestão de ponto é o controle das horas trabalhadas pelos colaboradores da empresa. É a partir desse gerenciamento, que o RH consegue extrair informações importantes, como o cálculo das horas extras e do banco de horas e ainda índices de absenteísmo e atrasos.


O principal objetivo da gestão de ponto é permitir à empresa mensurar os horários de trabalho dos funcionários e transformá-los em dados que ajudem a tomar medidas importantes.


Por exemplo, o RH pode verificar que funcionários de uma determinada equipe estão trabalhando além da conta, fazendo horas extras quase todos os dias. A partir disso, é possível buscar entender as causas, como má distribuição das tarefas ou falta de funcionários.


Também é possível analisar o nível de assiduidade dos trabalhadores. Caso muitos estejam faltando ou chegando atrasados, isso pode indicar um clima organizacional ruim e até um possível turnover alto. Pontos que precisam ser melhorados.


Benefícios


Já deu para notar que a gestão de ponto traz muitas vantagens às empresas, não é mesmo? Entre as principais, podemos citar:

  • protege a empresa contra possíveis ações trabalhistas;
  • auxilia no aumento da produtividade dos times;
  • oferece informações importantes ao RH;
  • reduz os custos;
  • libera tempo do RH, já que muitas das funções na gestão de ponto podem ser automatizadas.



Como fazer a gestão do ponto eletrônico?


Para fazer a gestão de ponto eletrônico de maneira eficiente, é preciso passar pelas etapas básicas: controle da jornada, o tratamento de ponto, cálculo das horas, os apontamentos e o fechamento da folha de ponto. Veja em detalhes.


Controle da jornada 


O controle de ponto é a primeira etapa e consiste em controlar a entrada e saída de funcionários, bem como as pausas para almoço ou outras que podem ser feitas ao longo da jornada.


É possível usar diferentes formas de fazer esse controle, como ponto eletrônico, mecânico ou à distância, por exemplo, via aplicativo de ponto.


A partir do controle e o do cálculo de horas, é possível:

  • organizar com mais facilidade as escalas de trabalho;
  • avaliar a frequência de horas extras;
  • gerenciar o banco de horas de forma eficiente;
  • garantir o fechamento correto da folha de pagamento.


Tratamento de ponto


O tratamento de ponto pode ser feito com um software exclusivo. Nessa etapa, os profissionais do RH verificam possíveis erros nas marcações, apresentação de atestados, faltas e atrasos e outras informações importantes para calcular a folha de ponto e de pagamento. 


É nessa etapa que o RH pode levantar insights essenciais para compreender melhor os hábitos dos colaboradores, a produtividade, o comprometimento e outros pontos essenciais. 


Cálculo das horas trabalhadas


Neste momento, é realizada a apuração dos registros feitos no controle de ponto. A melhor forma de fazer isso é usando um software de controle de ponto, porque, automaticamente, o sistema irá calcular as horas trabalhadas, horas extras, jornadas em período noturno etc.


Se a sua empresa ainda não utiliza um sistema como esse, terá de fazer o processo manualmente, usando uma calculadora, o que toma tempo e não é eficiente.


Fechamento da folha de ponto


Por fim, deve-se apurar as horas totais trabalhadas, horas extras e o estado do banco de horas. 


Os dados, então, são encaminhados para o fechamento da folha de pagamento do colaborador. Por isso, é crucial que todos os dados estejam corretos, permitindo o cálculo certo do salário.



Quais ferramentas usar na gestão de ponto?


Para tornar todas essas etapas mais simples, dinâmicas e confiáveis, é importante utilizar as ferramentas certas e disponíveis no mercado atualmente. Confira as principais. 


Registro de ponto


O registro de ponto é crucial para fazer o controle da jornada. Algumas opções que sua empresa pode usar são: 

  • manual: consiste na anotação manual dos horários de entrada e saída de cada colaborador, feita pelos próprios funcionários. Ao fim do mês, os responsáveis pela gestão do ponto recolhem essas folhas e fazem o cálculo. É um método pouco confiável e bastante trabalhoso;
  • mecânico: é necessário um cartão de ponto que é todos os dias inserido no equipamento pelo funcionário para que os horários sejam marcados;
  • eletrônico: é o modelo mais recente e dividido em REP-C (registro de ponto convencional), REP-A (equipamentos e programas de computador para controle de ponto) e REP-P (registro de ponto via programa que inclui coletores de marcações, armazenamento de registro de ponto e programa de tratamento de ponto).



Sistema de tratamento de ponto


O software de tratamento de ponto é a forma mais eficiente e ágil de tratar as informações da coleta de ponto e fazer o cálculo das horas trabalhadas.


O ideal é contar com um sistema que se integre com o registro de ponto e que conte com todas as funcionalidades necessárias, evitando ter de usar vários softwares e centralizando tudo em uma só ferramenta.



Gestão do Ponto e CLT: o que você precisa saber?


De acordo com a CLT, todas as empresas com mais de 20 funcionários são obrigadas a fazerem o controle de ponto.


Para tornar essa legislação mais precisa, surgiram portarias que explicam como esse registro pode ser feito. 


A mais importante é a Portaria 671, de 2021, que conta com detalhes sobre o uso do registro eletrônico, quais tipos de controle de ponto podem ser feitos pelas empresas e também o uso de sistemas alternativos para controle de ponto.


Embora empresas menores não sejam obrigadas por lei a contarem com um sistema de registro de ponto, fazê-lo é muito importante, para evitar problemas com a Justiça do Trabalho, protegendo o seu negócio.


Como a Sisponto pode ajudar?


A Sisponto tem 28 anos de experiência no setor de controle de ponto e RH, fornecendo soluções diferenciadas para todos os tipos e portes de empresas.


Trabalhamos com inúmeras tecnologias em controle de ponto, software de tratamento de ponto, controle de acesso e muito mais. Tudo com tecnologia de ponta e todo o suporte que você precisa.


Agora que você já sabe tudo sobre gestão de ponto, que tal contar com as ferramentas certas para otimizar o seu trabalho? Entre em contato com a Sisponto e saiba mais!

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