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A gestão de ponto é indispensável na hora de controlar a jornada dos trabalhadores da empresa e, com isso, evitar problemas com a Justiça do Trabalho, além de garantir um ambiente mais tranquilo para seus colaboradores, com transparência nas relações trabalhistas.
Para o RH, fazer essa gestão também é muito importante. Afinal, a partir desses dados é possível ter insights sobre como anda a rotina e o engajamento das equipes, por exemplo, pensando em ações que ajudem a melhorar o clima organizacional e a produtividade.
Ficou interessado? Então confira as dicas que separamos e torne sua gestão de ponto mais eficiente!
A gestão de ponto é o controle das horas trabalhadas pelos colaboradores da empresa. É a partir desse gerenciamento, que o RH consegue extrair informações importantes, como o cálculo das horas extras e do banco de horas e ainda índices de absenteísmo e atrasos.
O principal objetivo da gestão de ponto é permitir à empresa mensurar os horários de trabalho dos funcionários e transformá-los em dados que ajudem a tomar medidas importantes.
Por exemplo, o RH pode verificar que funcionários de uma determinada equipe estão trabalhando além da conta, fazendo horas extras quase todos os dias. A partir disso, é possível buscar entender as causas, como má distribuição das tarefas ou falta de funcionários.
Também é possível analisar o nível de assiduidade dos trabalhadores. Caso muitos estejam faltando ou chegando atrasados, isso pode indicar um clima organizacional ruim e até um possível turnover alto. Pontos que precisam ser melhorados.
Já deu para notar que a gestão de ponto traz muitas vantagens às empresas, não é mesmo? Entre as principais, podemos citar:
Para fazer a gestão de ponto eletrônico de maneira eficiente, é preciso passar pelas etapas básicas: controle da jornada, o tratamento de ponto, cálculo das horas, os apontamentos e o fechamento da folha de ponto. Veja em detalhes.
O controle de ponto é a primeira etapa e consiste em controlar a entrada e saída de funcionários, bem como as pausas para almoço ou outras que podem ser feitas ao longo da jornada.
É possível usar diferentes formas de fazer esse controle, como ponto eletrônico, mecânico ou à distância, por exemplo, via aplicativo de ponto.
A partir do controle e o do cálculo de horas, é possível:
O tratamento de ponto pode ser feito com um software exclusivo. Nessa etapa, os profissionais do RH verificam possíveis erros nas marcações, apresentação de atestados, faltas e atrasos e outras informações importantes para calcular a folha de ponto e de pagamento.
É nessa etapa que o RH pode levantar insights essenciais para compreender melhor os hábitos dos colaboradores, a produtividade, o comprometimento e outros pontos essenciais.
Neste momento, é realizada a apuração dos registros feitos no controle de ponto. A melhor forma de fazer isso é usando um software de controle de ponto, porque, automaticamente, o sistema irá calcular as horas trabalhadas, horas extras, jornadas em período noturno etc.
Se a sua empresa ainda não utiliza um sistema como esse, terá de fazer o processo manualmente, usando uma calculadora, o que toma tempo e não é eficiente.
Por fim, deve-se apurar as horas totais trabalhadas, horas extras e o estado do banco de horas.
Os dados, então, são encaminhados para o fechamento da folha de pagamento do colaborador. Por isso, é crucial que todos os dados estejam corretos, permitindo o cálculo certo do salário.
Para tornar todas essas etapas mais simples, dinâmicas e confiáveis, é importante utilizar as ferramentas certas e disponíveis no mercado atualmente. Confira as principais.
O registro de ponto é crucial para fazer o controle da jornada. Algumas opções que sua empresa pode usar são:
O software de tratamento de ponto é a forma mais eficiente e ágil de tratar as informações da coleta de ponto e fazer o cálculo das horas trabalhadas.
O ideal é contar com um sistema que se integre com o registro de ponto e que conte com todas as funcionalidades necessárias, evitando ter de usar vários softwares e centralizando tudo em uma só ferramenta.
De acordo com a CLT, todas as empresas com mais de 20 funcionários são obrigadas a fazerem o controle de ponto.
Para tornar essa legislação mais precisa, surgiram portarias que explicam como esse registro pode ser feito.
A mais importante é a Portaria 671, de 2021, que conta com detalhes sobre o uso do registro eletrônico, quais tipos de controle de ponto podem ser feitos pelas empresas e também o uso de sistemas alternativos para controle de ponto.
Embora empresas menores não sejam obrigadas por lei a contarem com um sistema de registro de ponto, fazê-lo é muito importante, para evitar problemas com a Justiça do Trabalho, protegendo o seu negócio.
A Sisponto tem 28 anos de experiência no setor de controle de ponto e RH, fornecendo soluções diferenciadas para todos os tipos e portes de empresas.
Trabalhamos com inúmeras tecnologias em controle de ponto, software de tratamento de ponto, controle de acesso e muito mais. Tudo com tecnologia de ponta e todo o suporte que você precisa.
Agora que você já sabe tudo sobre gestão de ponto, que tal contar com as ferramentas certas para otimizar o seu trabalho? Entre em contato com a Sisponto e saiba mais!
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