Televendas: 0800-333-7330
O cartão de ponto digital pode ser considerado uma evolução do controle de jornada tradicional, transformando a rotina do RH e dos próprios funcionários.
A partir dessa tecnologia é possível reduzir os erros, trazer mais segurança jurídica à empresa e oferecer maior transparência nas relações trabalhistas, melhorando o clima organizacional.
Ficou interessado? Aproveite e entenda como essa tecnologia funciona!
É um aparelho que promove o controle da jornada dos trabalhadores, fazendo a identificação de cada funcionário por meio de um cartão magnético, senhas ou pela biometria. O Cartão de ponto é considerado o próprio aparelho de identificação, sendo esse o relógio físico, conhecido popularmente como Relógio de Ponto, ou o aparelho celular, por exemplo.
Assim, todos os dias, ao chegar na empresa, o funcionário “bate o cartão”, ou seja, faz a leitura da sua digital, insere o cartão ou coloca uma senha no aparelho, registrando sua entrada. Ele, então, deve registrar sua pausa para almoço e quando deixar o trabalho.
No caso do cartão de ponto digital, esse controle é feito por meio do celular, tablet ou computador.
Ou seja, o funcionário poderá bater seu ponto por meio de um aplicativo ou uma interface web, registrando a sua entrada e saída até mesmo à distância. Sendo uma solução interessante para quem trabalha home office ou para times híbridos e à distância.
O cartão de ponto digital é um software que consegue capturar a entrada e saída dos funcionários e, ao mesmo tempo, oferecer mais facilidade para o RH, com uma plataforma completa, que permite o envio de atestados e justificativas de faltas, tratamento do ponto, entre outras funções.
Assim, no cartão de ponto digital, um aplicativo é instalado no celular ou no tablet usado pelo funcionário. Também existem versões que podem ser usadas no computador desktop, se for o caso.
Todas às vezes, antes de iniciar a jornada, o funcionário fará a marcação do ponto digital. Esses sistemas têm os mesmos recursos de segurança que o ponto eletrônico, como login com senha, biometria e até geolocalização.
As informações são armazenadas em nuvem, o que traz ainda mais segurança e facilidade. O RH também pode trabalhar à distância, recebendo e tratando esses pontos de onde estiver.
Com diversas funções automáticas, o ponto digital traz mais facilidade e agilidade para o RH na hora de gerar a folha de ponto dos funcionários, realizar a conferência das informações e muitos outros.
Os funcionários também podem acessar o sistema para gerar seu comprovante eletrônico de ponto, conferir o banco de horas, enviar atestados para o caso de faltas por motivos médicos, entre outras ações.
Agora que você já entendeu como o cartão de ponto digital funciona, certamente deve ter notado que ele oferece uma série de vantagens, não é mesmo? Confira as principais.
Como é um registro automatizado e com diversas camadas de segurança, há uma redução significativa dos erros humanos, que poderiam trazer prejuízos à empresa, como esquecimento de anotar os horários de entrada e saída, dificuldade na hora de exportar o controle de jornada dos funcionários, erros de cálculos etc.
O cartão de ponto digital é equipado com importantes tecnologias que evitam fraudes e outras intercorrências, como login com usuário e senha, biometria e até geolocalização.
Dessa forma, você evita que outro funcionário marque o ponto para o amigo e, pode até mesmo, indicar de qual local o colaborador deve fazer o registro. Algo interessante para as empresas que trabalham com equipes em campo.
Este sistema é mais robusto, sendo um software completo, o que traz mais agilidade e facilidade para os funcionários do RH.
Afinal, os dados podem ser exportados com mais facilidade e algumas tarefas podem ser automatizadas, como a criação da folha de ponto para fazer a folha de pagamento.
O RH, ainda, pode ter acesso a informações importantes, com relatórios que ajudam a entender o clima organizacional e a tomar ações essenciais para manter a moral das equipes.
Tanto os colaboradores, como os gestores têm acesso em tempo real às informações do ponto digital.
O que permite o acompanhamento da carga horária, a identificação das horas extras e a correção de eventuais divergências de maneira mais ágil, evitando retrabalhos e garantindo a conformidade com a legislação trabalhista.
Com o cartão de ponto digital, seus funcionários podem registrar a jornada de qualquer lugar, sendo excelente para empresas com times em home office, híbridos ou em campo, como vendedores que acabam se deslocando continuamente para inúmeras cidades.
O cartão de ponto digital oferece maior transparência no controle de jornada, já que os funcionários têm acesso aos seus próprios registros, podendo acompanhar a carga horária, volume de horas extras e outras informações necessárias sobre suas jornadas.
Como estes sistemas atendem às especificações legais, eles são capazes de gerar documentos e arquivos que comprovam a jornada de trabalho, para o caso de fiscalizações ou outras demandas judiciais.
Sim, o cartão de ponto digital é legal. A solução foi implementada a partir da Portaria 671, que unificou as demais portarias que tratavam sobre o assunto. Na lei, o cartão de ponto digital é chamado de REP-P.
Porém, para garantir que o modelo escolhido é, de fato, regulamentado, você deve avaliar se a solução cumpre as exigências da lei, como emissão de comprovante de ponto ao funcionário (assinado digitalmente) e registro no INPI.
Por isso, ao escolher um cartão de ponto digital, procure por marcas respeitadas e conhecidas no setor, garantindo a legitimidade do software.
Como você viu neste conteúdo, o cartão de ponto digital é uma evolução do controle de jornada. Este é um aplicativo que funciona em celulares e tablets e também pode ser um software usado em computadores desktop.
O principal diferencial que ele oferece é a possibilidade dos funcionários baterem o ponto à distância, usando apenas alguns toques na tela do celular ou outro dispositivo móvel.
Assim, essa se configura como uma excelente solução para empresas com times em home office e à distância. Apesar de ser um modelo móvel, este software conta com diferentes camadas de segurança, como login com senha, biometria e até geolocalização, trazendo uma série de vantagens às empresas e aos colaboradores.
Gostou de conhecer mais sobre o cartão de ponto digital? Conheça as soluções para registro de jornada da Sisponto e encontre a ideal para a sua empresa!
Guias do blog
Posts Relacionados >>>>>>