Televendas: 0800-333-7330
O relógio de ponto biométrico é uma opção prática e confiável para o controle da jornada dos colaboradores da empresa.
Em 2021, o Ministério do Trabalho lançou uma nova portaria, a 671, que traz a possibilidade das empresas utilizarem ferramentas inteligentes no controle da jornada.
Apesar disso, não é de hoje que os negócios buscam por soluções práticas e confiáveis. E o relógio de ponto biométrico é um dos que se destaca.
Veja como ele funciona, dicas para escolher o ideal e as vantagens que esse equipamento apresenta.
O relógio de ponto é um equipamento que faz o controle da jornada dos funcionários. As versões biométricas são as que marcam a entrada e a saída do colaborador por meio da impressão digital, reconhecimento facial ou outros tipos de biometria.
Esses equipamentos são ligados à softwares que trazem mais agilidade ao RH. Por exemplo, na hora de lançar horas extras, fazer o controle da jornada noturna, realizar a gestão do banco de horas, entre outras questões.
O funcionamento do relógio de ponto biométrico dependerá do tipo usado.
De forma geral, todos fazem a leitura da biometria do colaborador e comparam com um banco de dados na qual a amostra foi coletada. Se estiver tudo ok, ele registra a entrada e a saída do funcionário na empresa.
Os tipos de relógio de ponto biométrico variam conforme o tipo de biometria usada. Os mais comuns são:
O funcionamento básico de um relógio de ponto biométrico envolve 5 passos básicos. Que são:
A principal vantagem do relógio de ponto biométrico é a sua segurança. Afinal, é impossível fraudar a biometria. Em relógios de ponto que usam cartões, o funcionário pode pedir para que outro amigo bata o ponto. Já com a biometria, isso não é possível.
Essa também é uma certeza para o colaborador, porque ninguém poderá se passar por ele. E não há a preocupação em perder o cartão de ponto, por exemplo.
Isso também traz uma redução de custos para a empresa, que não precisa gastar para gerar cartões e nem fazer as reposições dos cartões perdidos.
E, por fim, o relógio de ponto biométrico é capaz de proteger a empresa contra prejuízos financeiros e judiciais, evitando possíveis ações trabalhistas.
Para garantir todos esses benefícios, é muito importante escolher um relógio de ponto homologado e dentro da lei.
Algumas exigências básicas para esses equipamentos são:
Lembrando que todas as empresas com mais de 20 colaboradores são obrigadas por lei a terem um controle de jornada. Embora os negócios menores não precisem, também é recomendável manter a segurança jurídica do negócio.
Contamos com diferentes modelos de relógio de ponto biométrico, como:
Agora que você já sabe todos os benefícios do relógio de ponto biométrico, que tal levar essa inovação para a sua empresa? Entre em contato com a Sisponto e descubra a tecnologia ideal para o seu negócio!
Guias do blog
Posts Relacionados >>>>>>