Televendas: 0800-333-7330
O controle preciso e confiável da jornada de trabalho é uma questão extremamente importante para qualquer empresário. Nesse sentido, contar com um bom relógio de ponto faz toda diferença.
A ferramenta traz mais segurança jurídica às empresas, garantindo o cumprimento das Leis Trabalhistas, além de assegurar transparência nas relações entre trabalhador e patrão.
Contudo, existem vários modelos de relógio de ponto disponíveis atualmente e permitidos por lei. Por isso, escolher o ideal nem sempre é uma tarefa fácil. Para lhe ajudar, montamos esse guia completo. Confira.
O relógio de ponto é um dispositivo eletrônico ou sistema usado pelas empresas para registrar a jornada de trabalho dos funcionários de maneira precisa e segura.
Sua função é registrar as entradas e saídas dos colaboradores, incluindo as pausas intrajornada e as horas extras, garantindo, dessa forma, o cumprimento das Leis Trabalhistas e a transparência nas relações de trabalho.
Lembrando que o controle da jornada é obrigatório de acordo com a CLT para algumas empresas e uma indicação para todas elas, evitando que o seu negócio venha a enfrentar problemas com a Justiça do Trabalho.
Para escolher o relógio de ponto ideal para a sua empresa, existem vários pontos que você precisa se atentar. Confira os principais que separamos.
O primeiro ponto é entender as necessidades da sua empresa, avaliando a quantidade de funcionários, o tipo de jornada que eles realizam, se a maioria dos funcionários trabalham dentro da empresa ou em home office, entre outras questões.
Isso porque existem diferentes tipos de relógio de ponto que podem ser mais ou menos interessantes dependendo da realidade do seu negócio.
Por exemplo, se a sua empresa tem muitos funcionários em home office ou em jornadas em campo, vale a pena optar por um aplicativo de controle de ponto, garantindo que as jornadas serão controladas mesmo à distância.
Já as empresas com jornadas tradicionais e que buscam segurança podem investir em modelos de relógio de ponto biométrico, que usam características únicas, como a impressão digital ou a leitura facial.
Outro ponto bem importante é verificar se o relógio de ponto cumpre as normas técnicas do setor, no caso a Portaria 671.
Ela unificou as demais portarias e traz todos os detalhes que esses aparelhos devem seguir, como emissão do comprovante de ponto, informações da folha de ponto, tipo de arquivo gerado, entre outros.
Analise os recursos e as funções oferecidas pelo relógio de ponto e entenda se elas são interessantes ou não para a realidade da sua empresa.
Alguns modelos contam com integração com o software de gestão de RH, trazendo ainda mais agilidade nas tarefas e confiança nos dados. Outros oferecem emissão de relatórios completos, ajudando o RH a identificar pontos importantes sobre gestão de equipes, motivação e produtividade.
Assim, entenda as necessidades da sua empresa e busque relógios com funções que ajudem a tornar a rotina do seu negócio mais prática e o controle da jornada ainda mais preciso.
Certifique-se que o modelo de relógio de ponto é, de fato, preciso na marcação e seguro contra fraudes.
O relógio eletrônico biométrico costuma ser o mais preciso e seguro. Como ele é eletrônico, as marcações são feitas no horário exato e, por contarem com biometria, evitam fraudes, como um trabalhador registrando o ponto pelo outro.
Verifique o quão simples é usar o relógio de ponto em questão, tanto para os funcionários, na hora do registro do ponto, como para a administração do RH, na hora de exportar, gerenciar e tratar os dados.
Assim, prefira aqueles que sejam em português, tenham uma interface limpa e amigável e sejam intuitivos. Se o seu RH já utiliza algum software para controle das horas extras ou para gerar a folha de pagamento, confira se o relógio de ponto é compatível.
A capacidade de armazenamento deve ser compatível com a quantidade de funcionários que você possui.
Em geral, relógios com grande capacidade de armazenamento são mais seguros, evitando a perda de dados e facilitando o trabalho de auditoria, quando for necessário.
Certifique-se que o fornecedor do relógio de ponto oferece um bom suporte técnico e assistência caso seja necessário.
Entenda como funciona o atendimento ao cliente, se os relógios e softwares contam com atualização, em caso de pane é necessário abrir chamado e qual o tempo médio de resposta, entre outras questões.
Por fim, compare o custo-benefício dos produtos. Não avalie apenas o preço, mas pense, também, nas funcionalidades e diferenciais que cada modelo apresenta, entendendo qual trará mais segurança, confiança e agilidade a sua empresa.
A Sisponto é especialista em relógios de ponto, com vários modelos diferenciados para atender as necessidades das mais variadas empresas. Confira algumas das nossas opções:
Por lei, apenas empresas com 20 funcionários ou mais são obrigadas a contarem com um relógio de ponto no controle da jornada. E não há nenhuma indicação legal de qual tipo deve ser usado, ficando a escolha a cargo da empresa.
Contudo, mesmo empresas menores, têm muito a se beneficiar com este equipamento, especialmente no que tange à segurança jurídica e a transparência nas relações trabalhistas.
Afinal, você reduzirá a exposição a riscos e as chances de ser questionado na Justiça do Trabalho por incongruências nos pagamentos e no controle das jornadas, como em relação às horas extras.
Ao ter um relógio de ponto, você evitará erros manuais e terá um comprovante confiável e aceito juridicamente.
Viu só como um relógio de ponto é importante para todas as empresas? Agora que você já sabe como escolher o equipamento certo, entre em contato com a Sisponto e saiba mais sobre nossas soluções!
Guias do blog
Posts Relacionados >>>>>>