Televendas: 0800-333-7330
O relógio de ponto facial é um dos mais seguros disponíveis no mercado, pois trabalha com biometria, reconhecendo as características faciais e únicas de cada colaborador, assegurando que somente ele poderá bater seu ponto.
Ele funciona de modo semelhante ao relógio biométrico que faz a leitura da digital. Porém, neste caso, o funcionário deverá mostrar o rosto para que a máquina realize o reconhecimento.
Será que essa é a tecnologia ideal para sua empresa? Confira os detalhes e entenda melhor.
O relógio de ponto facial funciona através da leitura biométrica da face de cada um dos funcionários cadastrados.
O rosto humano tem, no mínimo, 800 pontos nodais que podem ser usados no processo de reconhecimento biométrico. A tecnologia é tão avançada que consegue reconhecer os rostos mesmo se a pessoa estiver usando chapéu, óculos ou máscara (como aconteceu na época da pandemia de Covid-19).
Os equipamentos modernos, ainda, contam com sistemas capazes de evitar fraudes. Porque conseguem reconhecer se o rosto é de uma pessoa ou de uma fotografia.
Assim, para funcionar, a empresa deverá cadastrar previamente fotografias do rosto de cada funcionário. Esses dados são transformados em códigos pela máquina e lidos a cada tentativa de identificação.
O relógio de ponto facial é uma alternativa moderna e tecnológica, que traz muito mais segurança na hora de bater o ponto.
Assim, é praticamente impossível burlar esse sistema, o que evita que outros funcionários batam o ponto para o amigo, por exemplo.
Além disso, o sistema é muito fácil de usar e conveniente, porque o colaborador apenas terá que aproximar o rosto da máquina. Evitando dificuldades como acontece com a leitura da digital, que nem sempre funciona com todas as pessoas.
Em tempo real, os profissionais do RH podem acompanhar as marcações de cada jornada e monitorar a assiduidade de cada funcionário ou gerar relatórios sobre determinadas equipes e até de toda a empresa.
Essa é uma tecnologia de ponta, moderna, segura e de acordo com a legislação trabalhista atual. Desde que, claro, seu relógio de ponto siga as normas estipuladas na portaria 671, como a emissão do comprovante do ponto ao trabalhador.
Dependendo das características da solução, ainda podem existir outros benefícios, como:
Além do relógio de ponto facial, existem outras tecnologias que permitem o controle da jornada dos funcionários.
Por isso, a primeira dica é entender as características e necessidades do seu negócio. Avalie o número de funcionários, o tipo de jornada que realizam, se existem diferentes escalas e as necessidades do seu RH.
Por exemplo, se você tem muitos funcionários remotos ou em home office, pode ser interessante contar com um sistema alternativo, como ponto via aplicativo. Já se a maioria da jornada dos funcionários é presencial, você pode investir em modelos tradicionais de relógio de ponto.
Além disso, existem outras dicas importantes, como:
A Sisponto é uma empresa líder em equipamentos e softwares de controle de jornada e também conta com um relógio de ponto com reconhecimento facial, o Prisma Facial.
Esse equipamento atende a todas as normas e portarias do Ministério do Trabalho e é ideal para todos os portes de empresas, podendo funcionar tanto para pequenos, como grandes negócios.
Ele conta com sistema de proteção interno, câmera dupla, luz infravermelha (permitindo o reconhecimento facial mesmo em ambientes escuros), sistema de proteção contra fraudes, WiFi e 3G.
Outras características importantes são:
Agora você já sabe tudo sobre o relógio de ponto facial? Confira em detalhes a solução da Sisponto e modernize o controle de jornada da sua empresa!
Guias do blog
Posts Relacionados >>>>>>