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O sistema de controle de ponto é obrigatório para empresas com 20 funcionários ou mais. Para as menores, embora não seja obrigatório, é altamente recomendável, trazendo mais transparência nas relações trabalhistas e protegendo o negócio juridicamente.
Atualmente, existem diversas alternativas para fazer o controle da jornada dos funcionários. Entender as diferenças entre essas tecnologias é fundamental para uma escolha acertada. Descubra tudo sobre o tema neste conteúdo completo!
Um sistema de controle de ponto é um sistema que permite às empresas acompanharem a frequência dos funcionários, controlando os horários de entrada, saída e intervalos intrajornadas, como pausas para o horário do almoço.
Geralmente, são compostos por softwares que trabalham integrados com relógios de ponto, que são dispositivos nos quais a marcação do ponto é, de fato, realizada.
Exceto nos casos de marcação de ponto digital, por exemplo via aplicativo, ideal para controle das jornadas em home office, em que ambas as tecnologias estão integradas.
Juntos, eles ajudam as empresas a acompanharem de forma precisa os horários trabalhados por cada funcionário. Algo indispensável na hora de gerar a folha de pagamento, lançando, por exemplo, horas extras, horas noturnas ou faltas.
Essa é uma maneira de garantir mais transparência nas relações de trabalho, além de ajudar as empresas a cumprirem as obrigações legais.
Além da marcação do ponto, um sistema como esse é capaz de controlar faltas, férias, atrasos, afastamentos médicos e outras ocorrências relacionadas aos funcionários.
Existem diferentes tipos de controle de ponto permitidos por lei. Encontrar o ideal depende das características da sua empresa. Confira os principais.
Esse controle envolve o uso de um livro de ponto. Nele, os funcionários anotam manualmente seus horários de entrada, pausa e saída. Essa é uma opção mais econômica, porém, também sujeita a falhas e fraudes.
Afinal, um funcionário pode fazer a marcação para o outro, há mais riscos de esquecimento e nem sempre os horários anotados podem ser reais.
Outra dificuldade é em termos de integração, pois todos esses dados precisam ser digitados e lançados manualmente pelo RH, o que pode ser passível de erros e trazer mais dificuldade para o setor.
Este modelo também pode ser chamado de controle de ponto cartográfico. Nele, cada colaborador tem seu próprio cartão que é inserido na máquina, marcando mecanicamente os horários de entrada e saída.
O equipamento faz o registro da data e do horário no cartão do funcionário, com cores diferentes para os horários dentro do padrão e para atrasos.
Porém, assim como o anterior, ainda é necessário que o RH digitalize toda essa informação, o que pode incorrer em erros. Além disso, os funcionários podem perder seus cartões ou um colaborador pode bater o ponto para outro.
O Relógio de Ponto Eletrônico (REP) é uma opção mais moderna e amplamente adotada pelas empresas. Ele registra automaticamente as marcações de entrada e saída dos funcionários em um sistema digital, o que garante maior precisão e reduz as chances de fraudes.
Os dados são armazenados de acordo com as regulamentações brasileiras. A vantagem é que o ponto é marcado eletronicamente, por isso não há chances de erros.
Além disso, esse relógio pode ser integrado ao software de controle de ponto, trazendo mais agilidade ao RH, confiança de dados e reduzindo as chances de erros.
Esse sistema pode funcionar de duas maneiras:
Essa é uma inovação, visando, justamente, estar em conformidade com as novas tendências nas jornadas de trabalho, como o home office.
Neste sistema, os funcionários batem o ponto usando um aplicativo que pode ser instalado em um computador ou celular.
O sistema é ideal para empresas com jornada remota, híbrida ou com trabalhadores em campo. É possível associar a geolocalização para verificar a autenticidade das marcações.
O controle de ponto é obrigatório para empresas com mais de 20 funcionários, de acordo com a CLT e a reforma trabalhista.
Além disso, é preciso que o registro tenha a identificação do funcionário, a data e a hora da entrada e da saída e também a marcação dos intervalos intrajornada.
Atualmente, as regras para o controle de ponto são regidas pela Portaria 671. Algumas exigências presentes nela são:
Como existem várias questões técnicas dispostas na Portaria, a recomendação é que você somente use sistemas de controle de pontos aprovados pelo MTE e que sigam essas exigências, estando atualizados.
Para escolher um bom sistema de controle de ponto é fundamental entender as necessidades e a realidade da sua empresa. Algumas dicas essenciais são:
A Sisponto oferece tudo o que você precisa para controlar o ponto dos seus funcionários, desde relógios de ponto, até softwares. Confira algumas opções.
Na Sisponto, você encontra diferentes tecnologias de relógio de ponto, ideais para vários tipos de empresa, como:
Os softwares Sisponto é um sistema desenvolvido para o gerenciamento e tratamento de ponto eletrônico. Algumas alternativas são:
Além disso, também dispomos do Admin REP Web, um software que gerencia a comunicação de forma online dos Registradores Eletrônicos de Ponto da sua empresa.
Como você viu neste conteúdo, o sistema de controle de ponto é extremamente importante e obrigatório para empresas com 20 funcionários ou mais. Ele ajuda no controle da jornada dos funcionários de forma eficiente e dentro da lei, trazendo mais transparência às relações e otimizando o trabalho do RH.
A Sisponto oferece uma gama de soluções para o controle de jornada, tanto em termos de relógios de ponto, como softwares de tratamento e gerenciamento. Entre em contato e encontre a tecnologia ideal para a sua empresa.
Ainda tem dúvidas sobre o funcionamento do sistema de controle de ponto? Veja as questões mais usuais sobre o tema.
Sim, o sistema de controle de ponto é obrigatório para empresas com 20 funcionários ou mais. Nas menores, embora não seja obrigatório, é uma forma de proteger juridicamente o seu negócio.
As penalidades são variáveis, mas podem envolver multas e ações trabalhistas, causando danos financeiros e também de imagem à sua empresa.
O melhor sistema de controle de ponto é aquele que faz sentido para a sua empresa. Busque uma opção que seja tecnológica, mas que esteja de acordo com o tipo de jornada dos seus funcionários e que tenha integração com as tecnologias usadas pelo seu RH.
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