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A bonificação para funcionários é um tema que sempre gera dúvidas, tanto entre os gestores, como entre os colaboradores.
Quando bem definida e executada, contudo, essa política é capaz de trazer uma série de benefícios, ajudando a aumentar a produtividade, alcançar melhores resultados para a empresa e até diferenciar o seu negócio na hora de atrair e reter talentos.
Quer entender melhor sobre o tema? Confira nosso conteúdo completo!
A bonificação na folha de pagamento é um adicional que o funcionário recebe além do seu salário-base.
Essa vantagem pode ser concedida por diferentes motivos, como desempenho acima da média do colaborador, incentivo por bater metas, recompensa por conquistas ou contribuições etc.
Também é possível que a sua empresa ofereça bonificações específicas para determinado funcionário, para um departamento ou para toda a empresa, como no caso da participação nos lucros.
Ela pode funcionar de várias maneiras diferentes, como uma quantia fixa pré-determinada ou calculada a partir de uma determinada porcentagem sobre o salário do colaborador e pode ser paga de maneira mensal, semestral, anual ou como a empresa definir.
O principal benefício que a bonificação apresenta é o fator emocional, ajudando a manter a alta performance das equipes.
O funcionamento da bonificação para funcionários dependerá das políticas de cada empresa. Afinal, é ela que decidirá os critérios de elegibilidade, a metodologia de cálculo e a frequência do pagamento, por exemplo.
A empresa poderá decidir o formato que a bonificação será oferecida. Como um valor somado ao salário, voucher, viagens, participação nos lucros, entre outros e quando esse bônus será pago, por exemplo, todos os meses, a cada três meses etc.
E também cabe à empresa deixar claro aos colaboradores quais são os critérios para conseguir a bonificação, como tempo mínimo de serviço, desempenho nas metas ou outros requisitos.
O único ponto obrigatório é que as bonificações sejam lançadas na folha de pagamento quando forem concedidas como valor adicional ao salário. Dessa forma, ficam sujeitas à incidência de encargos como FGTS e INSS.
São muitos os tipos de bonificação que a empresa pode adotar, dependendo de como pretende estimular seus funcionários. Abaixo separamos algumas opções.
Essa é uma das formas mais comuns, em que os funcionários recebem um valor adicional de acordo com seu desempenho individual ou da equipe.
A bonificação por desempenho também pode estar atrelada ao cumprimento de metas, como um determinado nível de vendas, atingir métricas específicas ou alcançar algum objetivo proposto pela empresa.
Além do valor adicional no salário, a empresa pode escolher outras formas de bonificação como: vale-viagem, brindes, folga remunerada, valor mais alto nos benefícios como vale-refeição, vale-cultura etc.
Nesse caso, além do valor a mais pago pela hora-extra, a empresa pode oferecer bonificações para os funcionários que trabalharam além do expediente, ajudando a motivar a equipe para realizar esse trabalho extra.
Assim como o anterior, além do valor em dinheiro, é possível pensar em bonificações diferenciadas como dia de SPA, final de semana em um hotel fazenda ou resort com a família, folga abonada perto do fim de semana, entre outros.
Essa bonificação é um reconhecimento pelo tempo de serviço prestado à empresa. Ela pode aumentar progressivamente conforme o funcionário acumula anos de serviço.
É uma maneira de tentar reduzir o turnover e reter os talentos, incentivando a lealdade e a permanência na organização.
Se a sua empresa trabalha com vendas de produtos ou serviços, essa bonificação pode ser interessante, já que você irá recompensar os colaboradores que indicarem mais clientes que fechem vendas.
Também é possível repartir os lucros de um determinado produto ou serviço com os funcionários que mais indicaram clientes durante um período
.
Assim, a empresa fará mais vendas e manterá os funcionários ainda mais engajados em vender (mesmo que eles não sejam diretamente do setor de vendas).
A sua empresa pode contribuir para que seus funcionários estejam continuamente se aperfeiçoando, tanto profissional como pessoalmente.
Uma forma de fazer isso é oferecendo cursos, participação em eventos importantes ou descontos para pós-graduações, MBA, entre outros.
Também é possível incentivar a realização de cursos e atividades de desenvolvimento pessoal, como descontos em psicólogos e terapias, cursos de inteligência emocional, entre outros.
Esse é um benefício de mão-dupla, porque, além de incentivar os funcionários, a sua empresa ganhará profissionais mais bem treinados, felizes e que saibam trabalhar em equipe.
Esse tipo de bonificação visa premiar os funcionários ou equipes com ideias e soluções criativas para dificuldades ou outras situações da empresa.
Por exemplo, ideias de novos produtos ou serviços, novas metodologias, nova forma de produzir etc.
A intenção é valorizar a pró-atividade e as ideias fora da caixa, que ajudam a empresa a se destacar, economizar ou se diferenciar no mercado.
A CLT não tem nenhuma determinação específica sobre “bonificação”. Contudo, alguns dos seus dispositivos podem ser aplicados e interpretados em relação ao tema.
Como a bonificação pode ser considerada uma forma de remuneração adicional, que integra o salário do colaborador, ele pode ser considerado, de acordo com a CLT, gorjeta, gratificações e outras recompensas.
Nesse caso, de acordo com o artigo 457 da CLT, o valor pago habitualmente sob forma de gratificação deve ser incorporado ao salário para efeitos legais.
Isso significa que o valor deve ser incorporado aos cálculos das férias, 13º, horas extras etc.
Contudo, a CLT também prevê que algumas gratificações podem não ter natureza indenizatória ou salarial. Nesse caso, as parcelas não são incorporadas ao salário e não entram nos cálculos mencionados anteriormente.
Como para benefícios relacionados a viagens, SPA day, cursos etc.
Muitos têm dúvidas sobre as diferenças entre bonificação e PLR. Na verdade, a PLR é um tipo de bonificação que pode ser oferecida por algumas empresas.
A sigla diz respeito à Participação nos Lucros ou Resultados e é um pagamento feito pela empresa quando ela obtiver lucros em determinado período. Uma parte desse lucro é distribuída ao grupo de funcionários diretamente responsável por esse desempenho positivo.
A bonificação é capaz de trazer uma série de benefícios, tanto para os funcionários, como para as empresas. Veja alguns dos principais.
A bonificação funciona como um incentivo extra para os colaboradores, estimulando-os a alcançar metas e melhorar o seu desempenho.
Além disso, também ajuda a motivar os colaboradores no dia a dia das suas funções, porque eles sabem que, se atingirem determinado resultado, poderão ser gratificados.
Em um mercado de trabalho tão concorrido, manter os talentos é essencial para que as empresas consigam prosperar.
Uma forma de conseguir isso é oferecendo bonificações, aumentando a satisfação dos colaboradores e a lealdade deles. Funcionários felizes não irão querer procurar por novas vagas, mesmo que as outras empresas ofereçam salários maiores.
A bonificação também ajuda a sua empresa a se destacar na hora de recrutar novos talentos.
Os potenciais candidatos podem se sentir mais motivados e estimulados a preferir pelo seu negócio, porque entendem que a empresa valoriza e incentiva os funcionários.
A bonificação pode funcionar como um incentivo para a produtividade dos colaboradores. Para isso, é essencial que a empresa estipule metas claras e recompensas para quem atingir determinado patamar de desempenho.
A bonificação pode ajudar a alinhar os objetivos da companhia e dos funcionários. Ao estabelecer metas específicas vinculadas à bonificação, as organizações conseguem direcionar os esforços dos colaboradores para áreas-chave e impulsionar o sucesso geral da empresa.
Para que a bonificação seja vista como um diferencial pelas equipes, é preciso que o RH entenda muito bem o que os funcionários veem como um atrativo.
Nesse sentido, as pesquisas internas são fundamentais, guiando a escolha da melhor bonificação.
Também é importante que as regras sejam claras e acessíveis para todos os colaboradores e, claro, que a empresa cumpra sua parte, de fato bonificando da forma prometida os funcionários que atingirem a meta.
E aí, agora já sabe tudo sobre bonificação para funcionários? Compartilhe essas dicas nas suas redes sociais e ajude seus amigos gestores!
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